sábado, 1 de novembro de 2008

Como Tudo Começou Comigo (Leopoldo Daré)

Tentarei contar como a vida, meus interesses e escolhas me trouxeram até este blog e a este projeto de comparação das duas primeiras edições d'O Livro dos Espíritos.

Preciso começar minha história há aproximadamente dez anos atrás, com fatos que apesar de importantes para mim, não foram devidamente registrados, e suas imagens imprecisas parecem envoltas em uma névoa permanente. Começarei pelo Congresso Médico-Espírita Brasileiro de 1999, ou 1997. No programa do congresso daquele ano havia um workshop diferente, que se propunha a falar de métodos de pesquisa, e defendia a tese de que a metodologia de pesquisa social é o método naturalmente herdeiro dos trabalhos de Kardec, e o caminho que os cientistas espíritas deveriam tomar. Infelizmente não me lembro do nome da professora, do sul do país, responsável pelo workshop.


Naquele momento eu já começava, imagino que de forma semelhante a maioria dos espíritas que tomam contato com a atividade científica brasileira, a não conseguir justificar para si mesmo o discurso “Espiritismo é uma ciência”. Em 1998, ouvi falar de pesquisa qualitativa na disciplina de Pedagogia Médica da pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Unindo as duas informações com meu gosto pela educação e pela ciência, aquela tese me empolgou: o Espiritismo com Kardec foi uma ciência metodologicamente ligada as ciências sociais e humanas. Apesar de continuar meu mestrado dentro da mais tradicional ciência quantitativa biológica, passei a acalentar o propósito de testar esta hipótese fascinante.


Em 2006 começamos a discutir o próximo ciclo de palestras da União das Sociedades Espíritas de Ribeirão Preto (USE – Ribeirão Preto). Motivados pela proximidade das comemorações dos 150 anos de lançamento d'O Livro dos Espíritos, este livro foi discussão central no grupo. A amiga Nilza Pelá me presenteou uma cópia de “O Primeiro Livro dos Espíritos de Allan Kardec”, uma tradução bilingüe de Canuto Abreu de 1957. Em 2007 comprei a nova tradução d'O Livro dos Espíritos feita por Evandro Noleto Bezerra, editora FEB, onde pude ler o “Aviso Sobre esta Nova Edição”. Nas próprias palavras do tradutor: “para realçar a diferença existente entre a 1a edição [1857] e a 2a edição [1860] de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec elaborou este Aviso elucidativo, excluído até agora de todas as traduções brasileiras”. Aquilo me aguçou a curiosidade. Quais são as diferenças que Kardec menciona? Por que foi excluído das traduções brasileiras? Peguei minha tradução da primeira edição e avidamente li a introdução e o primeiro livro. Foi chocante!


Estava fechado minha primeira fase do acalentado sonho de compreender a ciência espírita defendida por Kardec: havia encontrado um objeto de estudo. Teria que passar para a segunda fase: elaborar e realizar a sua análise.


Vagando pela internet atrás de grupos espíritas diferentes do meu habitat, com o objetivo de compreender melhor as diversidades do movimento espírita e conhecer grupos de pesquisa, encontrei a Confederação Espírita Pan-Americana e sua lista de debates. Dentro desta lista tive a oportunidade de participar da montagem de um grupo-blog “Livre-Pensar Espírita”. Dentro do Livre-Pensar Espírita lancei as primeiras idéias da comparação das duas primeiras edições d'O Livro dos Espíritos, as quais já havia apresentado no encontro “Caminhos para o Espiritismo” de 12 de abril de 2008. Tive a grata satisfação de encontrar um parceiro empolgado: Vital Cruvinel. Vital aprimorou, em muito, minhas primeiras análises superficiais. O vôo em altas altitudes começava a aproximar-se do solo.


O mergulho neste trabalho tem sido suave, gradativo e muito prazeroso. Este blog, arquitetado pelo Vital, objetiva aprofundar e acelerar este trabalho, e ao mesmo tempo aprimorá-lo através do diálogo com a comunidade.


Espero que todos os visitantes se empolguem tanto quanto nós, e que muitos se tornem nossos colaboradores neste trabalho de redescoberta da ciência praticada por Kardec.

Nenhum comentário: