quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dispersão dos mapeamentos

Por meio de um estudo paciente e meticuloso em ambas as edições é possível identificar as perguntas, respostas e comentários das questões de uma edição na outra. A esta identificação chamamos de mapeamento entre as questões.

Como era de se esperar praticamente todas as questões da primeira edição foram aproveitadas na segunda edição. Entretanto algumas delas foram redistribuídas na nova edição para assegurar uma "ordem muito mais metódica das matérias".

É interessante avaliar exatamente onde esta redistribuição das questões se deu. Após realização de todos os mapeamentos construímos um gráfico da dispersão dos mapeamentos que indica esta redistribuição.



No eixo horizontal estão as questões da segunda edição e no eixo vertical as questões da primeira. As linhas internas indicam as separações entre as partes (4 para a segunda edição e 3 para a primeira). Os pontos são os mapeamentos, isto é, relacionam uma questão da segunda edição com uma da primeira.

Este gráfico mostra que a redistribuição das questões verificou-se mais acentuadamente na primeira parte, Doutrina Espírita, da primeira edição do Livro dos Espíritos. Por outro lado, as outras duas, Leis Morais e Esperanças e Consolações, mantiveram aproximadamente a mesma ordem das questões.

Ressalta também neste gráfico a descontinuidade após a questão de número 200 da primeira edição. Isto se deve a retirada do capítulo Manifestações dos Espíritos (questões 200 a 276) da primeira edição para ser aproveitada no Livro dos Médiuns.

Um comentário:

Anônimo disse...

yolo