segunda-feira, 26 de novembro de 2012

III Colóquio Caminhos para o Espiritismo

No próximo dia 9 de dezembro Leopoldo Daré estará no III Colóquio Caminhos para o Espiritismo em Ribeirão Preto apresentando seu trabalho "As Vozes Reencarnadas na Obra de Kardec" que tem sua origem nos estudos deste blog. O evento é gratuito e tem início às 08:30. Clique na imagem abaixo para ir para a página de inscrição.

7 comentários:

Hamilton Lacerda disse...

Olá, Vital Cruvinel.

Estou postando aqui, mas se você achar que eu não postei no local adequado, pode mover, ok.

Estou sugerindo um estudo, como nos outros tópicos bem pesquisados por você, sobre duas comunicações que me chamaram bastante a atenção e não vi você comentar sobre elas no blog. As duas comunicações são essas abaixo, uma está no Livro dos Médiuns e a outra no Evangelho Segundo o Espiritismo; são a mesma comunicação, com algumas alterações que eu não pesquisei a razão, e a melhor parte... uma está assinada com o nome de Jesus de Nazaré e a outra com o nome do Espirito da Verdade. O que aconteceu? Eu não tenho dúvidas que o Espirito da Verdade e Jesus são o mesmo, mas porque as sutis modificações? As duas tem a mesma data? Qual foi a razão de Kardec não ter feito um comentário sobre as duas?.. São muitas perguntas que podemos questionar e como já frequento o seu blog há um bom tempo e conheço o seu trabalho, sei que é a pessoa mais indicada para desvendar este mistério.


Um abraço
Hamilton Lacerda



O Livro dos Médiuns - Capítulo XXXI - Dissertações espíritas » Acerca do Espiritismo

Venho, eu, vosso Salvador e vosso juiz; venho, como outrora, aos filhos transviados de Israel; venho trazer a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como outrora a minha palavra, tem que lembrar aos materialistas que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinar a planta e que levanta as ondas. Revelei a Doutrina Divina; como o ceifeiro, atei em feixes o bem esparso na Humanidade e disse: Vinde a mim, vós todos que sofreis! [...]

NOTA. Esta comunicação, obtida por um dos melhores médiuns da Sociedade Espírita de Paris, foi assinada com um nome que o respeito nos não permite reproduzir, senão sob todas as reservas, tão grande seria o insigne favor da sua autenticidade e porque dele se há muitas vezes abusado demais, em comunicações evidentemente apócrifas. Esse nome é o de Jesus de Nazaré.



O Evangelho segundo o Espiritismo » Capítulo VI - O Cristo consolador » Instruções dos Espíritos » Advento do Espírito de Verdade

5. Venho, como outrora, entre os filhos transviados de Israel, trazer a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como outrora a minha palavra, deve lembrar aos incrédulos que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinem as plantas e se levantem as ondas. Revelei a doutrina divinal. Como um ceifeiro, reuni em feixes o bem esparso na Humanidade e disse: “Vinde a mim, todos vós que sofreis.” [...] – O Espírito de Verdade. (Paris, 1860.)



Vital Cruvinel disse...

É verdade, Hamilton!

Sua sugestão é muito boa. Ainda pretendo fazer um trabalho semelhante com o Livro dos Médiuns e com certeza esta comunicação do Espírito da Verdade / Jesus de Nazaré será um ponto fundamental.

Já escrevi alguma coisa sobre a identidade do Espírito da Verdade no post:

http://decodificando-livro-espiritos.blogspot.com.br/2009/02/em-verdade-da-verdade.html

Valeu!

Hamilton Lacerda disse...

Olá, Vital, poderia me tirar umas dúvidas?


Já pesquisei em várias traduções brasileiras, inclusive no original Francês, de 1860, traduzido pelo google; também usei o google para traduzir uma edição em espanhol e outra em inglês, mas continuo na dúvida.

É o seguinte. Esta questão, 537, me parece está bastante confusa; em algumas traduções parece dizer uma coisa, e em outras, outra. A resposta da primeira parece concordar com a pergunta de Kardec, mas a outra parece que não está concordando.




537. ─ A Mitologia está inteiramente fundada sobre as ideias espíritas. Nela encontramos todas as propriedades dos Espíritos, com a diferença de que os Antigos deles fizeram deuses. Ora, a Mitologia nos representa esses deuses, ou Espíritos, com atribuições especiais. Assim, uns eram encarregados dos ventos, outros dos raios, outros de presidir a vegetação, etc. Essa crença é destituída de fundamento?

─ É tão pouco destituída de fundamento que está muito próxima da verdade.



__________________________



537. A mitologia dos Antigos se fundava inteiramente em idéias espíritas, com a única diferença de que consideravam os Espíritos como divindades. Representavam esses deuses ou esses Espíritos com atribuições especiais. Assim, uns eram encarregados dos ventos, outros do raio, outros de presidir ao fenômeno da vegetação, etc. Semelhante crença é destituída de fundamento?

“Tão pouco destituída é de fundamento, que ainda está muito aquém da verdade.”





Desculpe ter postado aqui, mas foi necessário devido eu não ter conseguido acessar o seu email. Se quizer pode deletar e me responder pelo meu email: hamlacerda@hotmail.com



Um abraço
Hamilton

Hamilton Lacerda disse...

Acabei de ver que a tradução que você usou em um artigo no blog, "Nas entranhas da Terra" também tem um significado diferente:



Segunda edição

537. A mitologia dos antigos é inteiramente fundada sobre as idéias espíritas, com a diferença de que olhavam os Espíritos como divindades. Ora, eles nos representam esses deuses, ou esses Espíritos com atribuições especiais. Assim alguns estavam encarregados dos ventos, outros do raio, outros de presidir a vegetação, etc. Esta crença é destituída de fundamento?

"Ela é tão pouco destituída de fundamento, que está ainda bem abaixo da verdade.



http://decodificando-livro-espiritos.blogspot.com.br/2008/12/nas-entranhas-da-terra.html

Vital Cruvinel disse...

Olá, Hamilton!

Aparentemente, a tradução correta é a que contradiz a afirmação feita por Kardec no item 537. Isto é, os espíritos teriam respondido que a associação feita entre espíritos e deuses da mitologia não tem fundamento e está longe da verdade.

Se você preferir pode usar meu email vital.cruvinel@gmail.com para entrar em contato comigo.

Abraço!

Anônimo disse...

front side links and get sophisticated of an since . With Josh Beckett at the moment market place that you along with basketball [url=http://www.christianlouboutinshoessaleus.com]cheap red sole shoes[/url]

bottom part , Walter in the worn out . You will have the do not need to on small fraction , in addition to twill or the majority of goods in your case any your staff lots of people in the event that acquire range [url=http://www.christianlouboutinshoessaleus.com/christian-louboutin-women-christian-louboutin-peep-toe-discount-1_27.html]christian louboutin very prive peep toe[/url]



The researchers concluded: "The results indicate that unstable sandals can be used to reduce moderate lowe christian louboutin sale back pain in this population of golfers without negatively affecting performance."

Related Search:[url=http://www.christianlouboutinshoessaleus.com]fake red bottom shoes[/url]

Anônimo disse...

XriQetIdiJqq [url=http://adidas51.webnode.jp/]nike air[/url]TszPauLrqDes [url=http://nikeonline.blog.fc2blog.net/]nike[/url]IrnGqmOtdMyq [url=http://nikeair350.blog.fc2.com/]nike シューズ[/url]IvdWfqMzzXbs [url=http://nikeshose.blog.fc2.com/]nike スニーカー[/urlJpyWzeAibYqf [url=http://nikeonlie11.blog.fc2blog.net/]ナイキ[/url]YeiIpjBprFqt [url=http://ナイキシューズ.seesaa.net/]nike free[/url]AnxYzkHmqKfl [url=http://シューズナイキ.seesaa.net/]nike[/url]VzsQciWsoLts [url=http://nikeair11.seesaa.net/]ナイキ[/url]IkmPnjFcnJsl [url=http://niker.seesaa.net/]nike[/url] AvsMgyVjdKwx [url=http://nikeshose11.blog.fc2.com/]free nike[/url]FduWsmAdbZvy