tag:blogger.com,1999:blog-6150573188537882018.post7885280007521473989..comments2023-08-15T07:11:36.816-03:00Comments on Decodificando o Livro dos Espíritos: Repouso físico e moralVital Cruvinelhttp://www.blogger.com/profile/01989850262808445538noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-6150573188537882018.post-57206238567019663852008-12-03T22:05:00.000-02:002008-12-03T22:05:00.000-02:00Oi Leo,Você tem razão no primeiro ponto em lembrar...Oi Leo,<BR/><BR/>Você tem razão no primeiro ponto em lembrar que a coluna da direita é mais um enunciado do que um comentário.<BR/><BR/>E também concordo com você no ponto 2. Vai ser muito importante trabalhar com esta avaliação.<BR/><BR/>Abraço, Vital.Vital Cruvinelhttps://www.blogger.com/profile/01989850262808445538noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6150573188537882018.post-18087957747727691732008-12-03T09:00:00.000-02:002008-12-03T09:00:00.000-02:00Oi Vitaltenho dois comentários:1) Sobre a resposta...Oi Vital<BR/><BR/>tenho dois comentários:<BR/>1) Sobre a resposta a pergunta O que é Deus?: é muito interessante e ficamos ser uma hipótese clara porque Kardec fez deste jeito, porém deixarei registrado no blog minha opinião sobre os "enunciados". Na primeira parte da primeira edição, Kardec dividi em duas colunas e chama a coluna da direita de "enunciado", para uma leitura corrente. Para mim, isto sugere que no começo do livro Kardec se preocupou em apresentar os diálogos muito mais próximo de como foram extraídos da mediunidade, e a coluna da direita é uma apresentação linear para aprendizado dos conceitos que emergem dos diálogos, ou seja, são os enunciados e não os comentários de Kardec (apesar dele acrescentar alguns conteúdos em alguns casos). Diferentetemente, na segunda e terceiras partes da primeira edição, Kardec já assume o formato da segunda edição, e os textos entre os diálogos deve ser considerado mais como um comentário. É interessante que muitos dos enunciados, passam a compor ou as respostas ou os comentários. Mas Kardec, na primeira edição, os apresenta como enunciados e não como comentários.<BR/><BR/>2) Sobre a fadiga e o sexo, vejo um ponto importante para nosso caderno de notas gerais do Decodificando. Para mim, estes dois pontos que você levantou podemos agrupar dentro do corpo da prova de um desenvolvimento filosófico da segunda edição relacionado ao "relativismo e gradualidade", que seria um desenvolvimento particular destes: o desenvolvimento conceitual do "subjetivismo sensitivo" ou talvez seria mais correto dizer, "sensibilidade espiritual". Vou pensar qual o melhor termo.Leopoldo Daréhttps://www.blogger.com/profile/16822887699931273350noreply@blogger.com